segunda-feira, 21 de abril de 2008

SEGUNDA NOITE DE FENART, COM CULTURA POPULAR, CIRANDA DO SOLCULTURA, CINEMA, TEATRO E MUITA MÚSICA.









Público entra no ritmo e dança ciranda na Praça do PovoProgramação da Cultura Popular começa com Ciranda do SolCultura popular, cinema, teatro e música. Da Paraíba, do Ceará e do Rio de Janeiro. Diversidade de estilos e lugares num só espaço deu a tônica já da segunda noite do XII Festival Nacional de Arte, o Fenart, que acontece até o próximo dia 26 de abril no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.
Ao longo do dia, nomes badalados como o da preparadora de elenco Fátima Toledo (responsável pelas notáveis interpretações do filme “Tropa de Elite”), da artista plástica e cineasta Ava Rocha (filha do lendário Glauber Rocha) e o premiado diretor de teatro Gilberto Gawronski, da peça “Por Uma Vida Um Pouco Menos Ordinária” ministraram oficinas para turmas lotadas.No começo da noite, a cultura popular marcou presença e fez todo mundo dançar ao som da Ciranda do Sol do Mestre Manoel Baixinho. Na seqüência, o Círculo de Tambores, Nação Maracahyba, Tribo Éthnos, Cia Lunay e grupo de Coco do Lyceu fizeram o “Troupiniquim”, uma mistura de arte, dança e música que fez o Teatro de Arena lotar.Enquanto isso, no centro da feira de livros do XII Fenart, um grupo de performers dava vida a um texto do escritor Hildeberto Barbosa Filho. Já no Mezanino I foram abertas três mostras que compõem o “Panorama da Cerâmica Artística”, mais as instalações “Afetos Roubados no Tempo” (de Viga Godilho/BA), “Achados e Perdidos” (Luiz Barroso/PB) e a “Mostra Digital de Fotografia e Vídeo”, que ficarão abertas ao público durante todo o festival.O premiado “Por Uma Vida Um Pouco Menos Ordinária” levou uma multidão ao teatro Paulo Pontes na noite deste sábado. Estima-se que, pelo menos, 900 pessoas tenham visto o espetáculo escrito por Daniela Pereira de Carvalho e dirigido por Gilberto Gawronski interessantes de encontro e troca de experiências entre os artistas e o público. É sempre bom participar”.
A noite terminou ao som de um coco eletrificado por dois dos maiores expoentes da cena pop-eletro-regional da Paraíba: Beto Brito e banda Imbolê e ChicoCorrea & Electronic Band. No palco, os músicos das duas bandas mostram músicas próprias autorais de trabalhos que vem levando a fama desses paraibanos para todo o mundo.
O XII Fenart, que acontece no Espaço Cultural até o próximo dia 26, é uma realização do Governo do Estado, através da Funesc, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do MinC, Banco do Brasil, Banco Real, Caixa Econômica Federal, Oi e Coteminas e apoio do Sebrae, Havaianas, Gráfica Santa Marta, Ramos Transportes, Feira Brasil Mostra Brasil e Cerâmica Elizabeth.A programação completa está na internet:  HYPERLINK "http://www.fenart.pb.gov.br/" www.fenart.pb.gov.br
Fundação Espaço Cultural da Paraíba. Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa – Paraíba. CEP 58042-900. Fone: (83) 3211-6210. E-mail: imprensa.funesc@gmail.com
FONTE: IMPRENSA FUNESC
FOTOS DE: GUTO ZAFALAN E LÚCIA FERNANDES

Nenhum comentário: