sexta-feira, 21 de março de 2008

CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, ENTREGARÁ TÍTULO DE CIDADÃO PESSOENSE À, JURANDY DO SAX







Está agendado na Câmara Municipal de João Pessoa, a entrega do Tìtulo de Cidadão Pessoense, ao Saxofonista Jurandy do Sax, autor do Show na canoa no Leito do Rio Paraíba, do Bolero de Ravel.

José Jurandy Felix – 50 anos – nasceu em Água Branca PB, aos 05 anos mudou-se para Livramento PB. Quando perguntado por sua cidade natal, se diz filho das duas. É filho de João Felix da Silva o popular Cabo João (militar aposentado) e de Dona Maria Anunciada da Silva ( in memória) e tem 04 filhos.

Aos 08 anos iniciou-se na musica integrando a Banda de Musica da cidade de Livramento, tocando clarinete.

Aos 15 anos integrou varias bandas de bailes da região do cariri e de Pernambuco tocando, guitarra, baixo, bateria e cantando.

Aos 23 anos mudou-se para João Pessoa e inicialmente integrou a Banda de musica 05 de agosto da Prefeitura Municipal de João Pessoa depois foi para a Banda da Policia Militar onde foi segundo sargento, tendo sido primeiro clarinete solista e ainda tocou Sax Tenor, Sax alto e soprano, gravou o LP comemorativo dos 150 anos da Policia Militar da Paraíba.

Integrou a Orquestra do Maestro Vilô tendo gravado 06 Lps com a mesma.

Fez o curso superior de música pela UFPB onde é bacharel em Clarinete.

Em 1993 lançou seu primeiro disco solo intitulado SAXOMANIACO e na oportunidade fazendo o lançamento na praia do jacaré, tocou pela primeira vez o Bolero de Ravel no pôr-do-sol.

Jurandy que executa este espetáculo do Bolero de Ravel, na praia de Jacaré, em sua canoa, dentro do Rio Paraíba, trazendo pessoas dos mais longícuos lugares do MUNDO, para se deliciar com aquele encantador e místico Pôr-do-Sol, desde o ano de 2000, seqüencialmente, onde o faz até os dias de hoje, fato que o levou a ser conhecido mundialmente.

O Pôr-do-Sol do Jacaré é hoje o maior atrativo turístico do Estado da Paraíba, comprovado estatisticamente, e Jurandy do sax ultrapassou fronteiras: no mês de janeiro de 2005 o Prefeito da cidade Francesa de Levallois, cidade da grande Paris, onde viveu e morreu o compositor do Bolero, Maurice Ravel, mandou um casal a Paraíba para entregar a Jurandy do sax uma comenda, uma carta de agradecimento por valorizar a musica francesa e em especial o compositor nativo daquela cidade.

Em Julho de 2005 Jurandy do sax foi Paris, fazendo parte das comemorações do ANO DO BRASIL NA FRANÇA, foi convidado para conhecer de perto as raízes de Ravel. Lá foi recebido pelas autoridades e visitou o Conservatório Maurice Ravel, a casa onde ele morou e, culminando a visita oficial esteve no túmulo do compositor, onde tocou o Bolero em sua homenagem. Paralelamente participou de vários shows em Paris e ainda tocou o Bolero de Ravel na Torre Eiffel e no Rio Sena onde teve grande aceitação por parte do publico que o assistiu, tendo ainda sido matéria na televisão francesa quando tocou o Bolero no camarim do cantor brasileiro Tom Zé, que na oportunidade entoou um pouco a melodia com Jurandy

Ao longo desses 08 anos de Bolero de Ravel, Jurandy do sax foi matéria em todas as redes da televisão brasileira alem de HBO e CNN Americana, foi matéria nos grandes jornais e revistas do pais como: Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Correio Brasiliense, A Tribuna do Rio de janeiro, Jornal do comercio e Diário de Pernambuco do Recife, Correio de Sergipe, Revistas> Veja, Viagem e Turismo, Época,( duas vezes) Ícaro ( vevista de Bordo da Varig) por duas vezes, revista de Bordo da Gol, entre outras, além de todos da imprensa local.

Dia 18 de fevereiro de 2006 foi homenageado pelos integrantes do encontro de trombones realizado na Paraíba no período de 14 a 18/02/2006 com um concerto no parque do Jacaré onde tocaram o Bolero de Ravel e varias outras peças. Na oportunidade recebeu uma placa do governo do estado onde lhe agradecia pelos relevantes serviços prestado a musica e ao turismo da Paraíba.

Em primeiro de maio a revista nacional 360 GRAUS traz uma ampla matéria sobre a Paraíba e enfoca a apresentação de Jurandy do sax inclusive com duas fotos do artista.

Em agosto de 2006 Jurandy do sax é matéria na TV Futura com entrevista e imagens do por do sol da Praia do Jacaré.

Em setembro de 2006 a rede Record (nacional) veiculou matéria e entrevista com Jurandy do sax e O Pôr-do-sol na Praia do Jacaré.

Em novembro de 2006 Jurandy do sax faz parte de matéria veiculada no programa da Ana Maria Braga da Rede Globo.· Em 04 de dezembro de 2006 Jurandy do Sax recebe da comissão parlamentar de turismo da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba a medalha do MÉRITO TURISTICO 2006, em solenidade realizada no hotel Tambaú em João Pessoa.

Em dezembro de 2006 Jurandy do sax teve uma participação em um filme francês dirigido pelo premiado diretor Michel Follin. O filme será um documentário sobre o Bolero de Ravel e segundo a produção, a participação de Jurandy do sax terá duração de aproximadamente ¼ do filme. A equipe chegou a Paraíba no dia 26 e ficou até 31 de dezembro onde filmou o artista não só no Pôr-do-Sol do Jacaré, mas, também em outros pontos turísticos de João Pessoa e da Paraíba.

Em abril de 2007 jurandy ganhou na justiça o direito de fazer o seu espetáculo no Pôr-do-Sol com exclusividade, ou seja, só Jurandy do sax tocar no barquinho, justamente por ser ele o detentor do Registro de Patente, com Direitos Autorais do Espetáculo.

Em maio de 2007 Jurandy do sax foi comunicado pela Câmara Municipal de João Pessoa, a aprovação por unanimidade do Titulo de Cidadão pessoense proposto pelo vereador Tavinho Santos, devendo ser entregue em solenidade a ser marcada para o mês de julho 2007.

No período de Dezembro à Fevereiro, Jurandy do sax esteve gravando seu primeiro DVD que deverá está sendo lançando, em Campina Grande, no próximo dia 04 de abril. Aguarde os maiores detalhes, desta Festa.

Outro EVENTO que em breve deveremos está anunciando e que certamente irá fazer parte das Comemorações da Marca de Execuções “ 3.000 BOLEROS NO POR DO SOL DA PARAIBA” marca fenomenal que acontecerá no dia 12 de SETEMBRO DE 2008, quando na ocasião o Artista pretende comemorar em Grande Estilo. Esta será mais uma das Programações, entre muitas outras que traremos em breve.

São por estas e outras qualidades, destaques, contribuições à Paraíba na área do Turismo, além do Grande Músico que é Jurandy do sax, que TAVINHO, Vereador de João Pessoa, resolveu fazer a propositura e que, como já disse acima, será entregue ainda este mes.


Uma solenidade muito bonita marcará a entrega desta Homenagem.

Nenhum comentário: