sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DA PARAÍBA) (OSJPB)




DENTRO DO PROJETO QUINTAS MUSICAIS DA FUNESC (FUNDAÇÃO ESPAÇO CULTURAL DA PARAÍBA) TRAZ ESTA SEMANA UM CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DA PARAÍBA) (OSJPB) dedicado à viola. Para executar o repertório de peças brasilieras e francesas, foram convidados os músicos paraibanos, Ronedilk Dantas e Paulo Eduardo da Silva Ronedilk Dantas e Paulo Eduardo da Silva França. A apresentação que teve inicio às 20hs, no Cine Banguê, tem apoio do Governo do Estado. A regência foi, mais uma vez, do maestro Luiz Carlos Durier. O acesso foi cobrado a quantia irrisoria, em preço único de R$2,00.




A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba realizou seu 5º Concerto Oficial, com um repertório de alto nível técnico e musical, com música brasileira de Camargo Guarnieri e francesa de Berlioz e Couperin. Serão executadas as sinfonias "Haroldo da Itália", op 16, baseada em um poema de Byron; uma obra inédita em nosso "sublime torrão"; e uma suíte barroca. Foi, deveras uma noite dedicada à viola, instrumento da família das cordas pouco conhecida dos ouvintes. O concerto teve a participação especial de dois solistas paraibanos, os violinistas Ronedilk Dantas e Paulo Eduardo da Silva França.




O concerto inicia com a graciosa e empolgante Dança Brasileira de Camargo Guarnieri, o ritmo lembra o coco de embolada, a música é contagiante e envolvente. A orquestração sempre grandiosa e exige uma enorme quantidade de músicos para sua execução.




As Peças de Concerto de François Couperin é uma suíte com cinco movimentos em caracterização própria do barroco francês, para viola e orquestra de cordas, com adaptação do maestro Durier. Abre com um solene prelúdio, para em seguida apresentar uma dança com siciliana, os movimentos seguintes são: a caça, o pranto e a ária do diabo.




O Regente Titular da Orquestra Jovem Luiz Carlos Durier, fala sobre a apresentação: " O concerto desta quinta-feira é especial e bonito, com certeza tocará os corações e as almas dos ouvintes. O mais importante é que é um trabalho da Jovem que tem obtido muito sucesso, tanto na área do erudito quanto do popular. Estamos certamente investindo na formação de jovens e de platéia, e com isso, firmando a Paraíba como um dos mais inportante celeiros da música do Brasil".




O Maestro Regente Titular Luiz Carlos Durier, que dirige a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, tem o seguinte Curriculum:




Luiz Carlos Durier é natural de João Pessoa – PB. Iniciou seus estudos musicais durante o curso colegial com a professora Ione Marinho.Licenciado em Educação Artística e Bacharel em Música pela UFPB, estudou Viola com Samuel Spinoza, Guilhermo Campos, Pedro Pinto e Lara Venusta Lemos. Harmonia com José Alberto Kaplan, Estética com Luiz de Oliveira Maia (Silvério), Regência Coral com Rosinete Ferrer e Orquestral com Wolfgang Groth, período no qual atual como monitor-regente da Orquestra Juvenil da UFPB.Realizou Máster Class com os professores Juan Carlos Sarudiansky, Horácio Schaffer e Rafael Altino Garcia e, música de câmara, com Fredi Gerling, Iara Bernette e Educação Musical com Violeta de Gainza.Regente Titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba Jovem desde o ano de 1997, sob sua batuta, já se tornou uma tradição a JOVEM realizar estréias mundiais. Atualmente é o regente residente da OSPB. Estudou Musicologia com o Maestro José Siqueira, participou dos Festivais de Brasília-DF, Campos do Jordão-SP e do Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-CE (2000), onde estudou regência com o maestro Nelson Nuremberg. Na Escola de Música da UFRJ em 2003 estudou “Interpretação e Regência das Sinfonias de Beethoven” com o maestro Guilhermo Scarabino. Foi aluno convidado do curso de regência do 37º Festival Internacional de Campos do Jordão, na classe do maestro Roberto Minczuk. Participou da Oficina de Música de Curitiba-PR (2005, 2006 e 200 na classe de regência do renomado maestro Osvaldo Ferreira. Na Escola de Música Anthenor Navarro é professor desde 1991, onde ensina Musicalização, Viola, Música de Câmara e a regência da Orquestra da EMAN. Sua experiência lhe deu a oportunidade de reger a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua gente, assim como , na gravação do DVD de Sivuca e os Músicos Paraibanos. Recentemente, regeu a ORSSE - Orquestra Sinfônica de Sergipe. Participou da XIX Semana de Música da UFRN como professor da Classe de Regência e regente da Orquestra Sinfônica da UMUFRN.


ORQUESTRA SINFÔNICA DA PARAÍBA JOVEMLUIZ CARLOS DURIER

Regente1º Violinos: André Araújo de Sousa – Spalla, Karoline Menezes, Caio Freire da Cunha, Rodrigo Eloy Lobo, Sarah Fernandes de Araújo, Deise Firmino, Adriana de Almeida, Juliana Rezende, Bárbara Azevedo, Amanda de Sousa.

2º Violinos: Tainá de Azevedo, Thiago Wanderley Formiga, Ian Correia, Mariama Alcântara, Murilo Callou, Samuel Rolim, Igor Viana, Juliana Mendonça, Miriam Miguel, Karina Fonsaca.Violas: Paulo Eduardo França, Iberê Carvalho, Fabiano Formiga, Joyce Kelly de Santana, Ivo Prazeres Flores, Samara Rodrigues de Oliveira, Marcela Elgueta.Violoncelos: Andreyna Dinoá, Luiz Drummond, Gabriel Ribeiro, Alexandre Dinoá, Estefânia Mendonça, Hadassa Silveira, Thomás Ribeiro, Janaina Nabor, Katiane Soares Braz.Contrabaixos: Danilo Cardoso de Andrade, Alexandro Ventura, Iradi Tavares, Elma Virgínia Lima, José Pedro Porto.Flautim e Flauta: Mirna de Brito Hipólito

Flautas: Renan Rezende, Caroline Galvão, Vanessa Rodrigues.

Oboés: Alisson Aguiar de Azevedo, Jorge L. Monte, Gabriela Germóglio.

Corne Inglês: Jorge L. Monte.

Clarinetas: Aynara Dilma Vieira, Moab Pereira.

Clarone: Moab Prereira.Fagotes: Abimael de Oliveira Silva, Bruna Heloisa Gama.

Trompas: Maria da Conceição Silva, Tiago Correia, Hammy Vasconcelos, Jael Jairo Gomes.

Trompetes: Helieber Pessoa, Zácaro Pinto Feitosa, Nairam Simões.

Trombones: Wellington Araújo, Walllace Schmidt, Antonio Romão.

Tuba: Gilvan Pereira.Piano: Daniel Seixas, Glauco Tássio Fernandes*.

Tímpanos: Gustavo Souza Miranda.

Percussão: Everton Ferreira, Pedro Henrique Freire, Carlos Henrique Alves, Lucas Freire Prado, João Alexandre Medeiros*, Lue Maia Bezerra*.

Músico Estagiário* Músico Convidado**


ASSISTÊNCIA TÉCNICAProfessor Ronedilk DantasProfessor Francieudo TorresProfessora Wênia Xavier

EQUIPE DE APOIOJosenildo Sales Matias (Inspetor)Leonardo Torres (Arquivista)Luiz Carlos B. de Lima (Chefe de Montagem) Lucrécio Alves, Severino Pontes (Montadores).

Nenhum comentário: