quinta-feira, 5 de junho de 2008

UFPB, REALIZA PLEITO PARA REITORIA


Realizou-se neste dia 04 de Junho de 2008 (quarta-feira), a eleição para os Cargos de Reitor e Vice-Reitor da UFPb.

Estavam como candidatos: Lúcio Fávio Vasconcelos e Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, Rômulo Polary e Yara (atuais Reitores e candidatos a re-eleição), José Rodrigues e seu companheiro de chapa.


A eleição transcorreu ora em clima acirrada, ora tranquila. Porém uma situação desagradável foi observada que transgrediu aos bons atos de democracia que foi a retirada de TODAS AS FAIXAS dos Candidatos de Oposição, Lúcio Flávio e Margareth, de todo o Campus Universitário. Lamentável esta atitude.


Ao final da votação, que aconteceu apartir das 08:00hs. (não podendo ser dentro do horário previsto devido a ausencia de pessoas para compor o numero de Mesários, já que alguns faltaram e algumas mesas foram formadas por apenas duas pessoas) às 21:00hs., sendo encerrada assim a votação e fechada as urnas eletrônicas bem como as urnas de pano. E as pessoas devidamente credenciadas seguiram para o local de apuração, juntamente com os fiscais das chapas para a apurar os votos. Um telão foi colocado no Salão principal da Reitoria aonde era acompanhado pelos presentes.


Os resultados foram favoráveis para os Candidatos da Situação Rômulo Polary e Yara, que passarão a mais um outro mandato de 4 anos, na Reitoria da UFPb.


O Centro de Ciencias da Saúde surgiu com uma vitória esmagadora, para a chapa 01 de Lúcio Flávio e Margareth, vencendo por mais de 80% dos votos. Marcando assim mais uma vez a participação efetiva da Professora Margareth, naquele Centro da Saúde. O CCS soube realmente valorizar o excelente trabalho que a Professora Margareth vem desenvolvendo alí. De parabéns está a Comunidade Acadêmica do CCS pela demonstração e retribuição do carinho e atenção recebidos. Os resultados das urnas foram capazes de provar que com dedicação, amizade, honestidade, solidariedade os resultados de um excelente Gestor produzem muito!!! Todos que na Campanha se fizeram presente ocorreu por uma absoluta participação solidária, foi o que sempre se observou, nas pessoas que se ofereciam voluntariamente para apoia-los e para ajuda-los!


Na cidade todos os órgãos da imprensa amanheceram divulgando os resultados e dando mais detalhes e informes sobre o dia da Eleição.


O que dizem os números da eleição

Por Walter Santos SÃO PAULO -


Quem acompanha as coisas da Universidade Federal da Paraíba não se surpreendeu com o resultado dando a vitória já no primeiro turno sobre os dois candidatos de Oposição, posto que a quantidade do reitor reeleito, Rômulo Polari, foi muito superior ao somatório dos votos oposicionistas.


Vamos ler conjuntamente os dados a seguir, às 23h58:


De acordo com a Comissão, Polari obteve 744 votos dos professores, 1682 dos funcionários técnicos administrativos e 3082 dos estudantes – único segmento a dar vitória apertada a Lúcio Flávio, que teve 3.479 votos dos alunos, 481 dos docentes e 929 dos servidores. Já o professor José Rodrigues teve 28 votos dos professores, 29 dos funcionários e 124 dos estudantes.


Os números expostos e analisados friamente revelam que a esperada vitória esmagadora de Polari sobre Lúcio Flávio não se deu de forma acachapante até porque 58 a 39% é um resultado consistente, mas não fatal para Lúcio, que se credencia.


Isso tanto é verdade que no segmento dos estudantes, o licenciado diretor do CCHLA saiu-se com um resultado vencedor sobre Polari.


Na prática, significa dizer que Polari terá a oportunidade de ampliar o que prometeu, até porque tem o apoio majoritário da instituição, mas sabendo que na UFPB existe um segmento expressivo na Oposição a lhe cobrar e exigir cumprimento de todas as propostas de campanha.


****************


Bem, isto é o que TODOS apartir de agora espera que seja feito. É de bom tom e uma maneira de cumprir e se fazer cumprir a democracia, ter o reconhecimento dos votos apurados majoritários. Mas, também é de bom tom e de obrigatoriedade que acompanhemos os resultados das propostas para que de candidataram sejam cumpridas.


Boa Sorte neste segundo mandato para os re-eleitos!

Faço votos que consigam visualizar as reais necessidades acadêmicas através das consultas das bases.


Que o segundo mandato possa também retirar da Oposição as lições que a melhor forma de Governo é sem sombra de duvida o participativo em todos os seus segmentos.


Que DEUS os abençoe e os Direcione.

Que seja acima de tudo o SENHOR quem esteja no controle de TUDO!


Texto de: Lúcia Fernandes

Nenhum comentário: