segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ABENÇOA-NOS, SENHOR!!



Olá pessoal!
Estive lendo uma Frase de uma pessoa muito amiga e pela qual tenho grande estima e consideração q dizia assim:
"Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos." - discordei...talvez pelo fato de não aceitar a teoria de "Destino"...
Um pouco depois, fazendo minhas leituras às quais gosto de fazer e inclusive algumas aqui mesmo na net, encontrei uma Mensagem de um site Católico (já fui Católica, hoje sou Evangélica, mas cabe a cada um de nós saber e termos discenimentos de aceitar as doutrinas q profecem a Palavra do SENHOR, através das Escrituras Sagradas e isto eu sei mto bem respeitar!) q dizia: De acordo com o Catolicismo, ou seja, São Thomas de Aquino:

O que é o destino? Uma questão que angustia a muitos!

São Tomás de Aquino, o Doutor Angélico responde:

'Para responder à questão da existência ou não do destino,
poderíamos chamar de destino a ordem criada pela Providência.
Mas é melhor não fazer isto, pois 'destino' é uma palavra pagã.'

DO SITE: http://www.fatima.com.br/index.asp

*********

E mais na frente, abrindo um blog, li um artigo q me pareceu ainda mais coerente à minha discordancia sobre esta questão de "Destino". Já por mim questionada e inviabilizado o conceito, levando-se em consideração como um dos inúmeros exemplos de q ninguem adoece por tabela ou pelo fato de ter construido durante sua vida algo bom ou ruim...Ninguem ainda tem por planejamento individual e pessoal o nascimento de um filho com problemas alheios até à Medicina. Haveria nisso a repreensão de DEUS ao inocente? E neste artigo, q pediria a atenção especial de cada leitor que aqui vier, para q atentamente observasse o q nele relata. Veja-o:

O destino incerto dos anjos
23/12/2007
Assuntos Abordados neste desabafo: crescimento

09 de outubro de 2006, Portugal -
A vida prega-nos certas surpresas e leva-nos para caminhos q nunca teríamos escolhido. Sempre me imaginei sendo mãe e pensava viajar para outro lugar mto diferente quando decidi ter um filho. Tive todos os cuidados na gravidez. Fiz uma alimentação correta. Fui a todas as consultas. Informei-me de tudo para ter uma gravidez saudável. Como poderia imaginar qual seria o destino do meu vôo? Se a minha reserva estava feita já há algum tempo... Penso q nunca saberei.
Teria sido uma escolhida de Deus? Fruto de uma aleatoriedade? Quem sabe? Eu não sei. Mas imaginava tudo perfeito. O mundo desabou quando soube q o meu filho tinha Paralisia Cerebral. Sim, desabou. Nem sabia o q esse "palavrão" queria dizer. Cérebro parado? Paralisado? Não. Termo estúpido q detesto empregar. O cérebro dele funciona, mas sofreu lesões na parte motora q o impossibilitam de ter um desenvolvimento "normal".
É certo q tudo o q é novo incomoda. E estive mto tempo incomodada. Chorei, mtas vezes sem lágrimas. Sentia uma revolta mto grande. Não era justo um bebê tão novo passar por tanta coisa. Com apenas dois meses, ele iniciou fisioterapia. Com quatro meses, natação adaptada. Com 1 ano e um mês, hipoterapia. Atualmente faz uma estimulação cognitiva como forma de prevenção de possíveis dificuldades de aprendizagem. Sem contar os exames, as consultas... eu sei lá.
Sofria, não por mim, mas por ele. Não queria q meu filho sofresse e temia q isso viesse a acontecer. Eu vejo tantas pessoas q engravidam sem querer e q fazem todas as asneiras durante a gravidez, maltratam as crianças, abandonam e ainda são agraciados com lindos bebês saudáveis e perfeitinhos. Agora sei q a vida é incerta para todos os seres humanos. Não penso tanto assim no amanhã e vivo um dia de cada vez.
Com 1 ano e meio, ele não se senta com firmeza nem engatinha. Rasteja, mas ainda não é bem sucedido. Mas tem uma força de vontade, uma grande e poderosa teimosia, um enorme poder de observação, um sorriso e uma gargalhada deliciosa e contagiante. Agora sei quanto feliz estou de ser uma dessas protetoras de um menino especial. Esses Anjos. Sempre foi Especial. Mesmo antes de nascer. Agora q sei como ele é, ainda é mais especial.
Sinto-me cheia de uma força e de uma coragem capazes de mover montanhas. Convenci-me de q a melhor maneira de derrotar o inimigo era conhecê-lo mto bem. Por isso, tornei-me uma ávida leitora e pesquisadora de artigos e livros relacionados ao desenvolvimento e à reabilitação de crianças com paralisia cerebral. Se do desconhecido temos medo, não temos tanto do q conhecemos. Foi assim q evoluí. E pude ajudar o meu tesouro a evoluir também.
Tenho uma relação muito carinhosa e física com ele. Sempre adorei fazer massagem, brincar com o seu corpo, tocá-lo, falar para ele e cantar. O maior e mais poderoso estímulo q ele recebe é o meu amor incondicional, q o tem sempre à disposição e em quantidades generosas. Sei q vai ser uma dura batalha. Espero apenas ter a capacidade para conseguir sempre ajudar o meu pequenino e escalar juntos essa enorme montanha q nos aguarda.
Numa tentativa de poder compartilhar as alegrias do meu filho e de me ajudar, resolvi
começar a escrever neste portal, q servirá de desabafo e registro de todos os obstáculos derrubados pelo meu grande amor.
*****************
E à medida em q eu ia lendo o artigo acima, ia também pensando num caso quase semelhante q vive uma prima minha com uma das duas únicas filhas q teve. Minha prima farmaceutica-bioquímica, médica, com Mestrado e Doutorado, de um coração maravilhoso!!! Super-Humana, no q tange à solidariedade humana ao ponto de dizer todo tempo q "Estamos neste mundo é para servir ao nosso próximo. Quem nasce e não sabe servir ou não aprendeu, não entende o verdadeiro sentido da Vida" Ou frase como: "Gente! As pessoas deveriam observar melhor a natureza e vê q um dos exemplos q ela nos dá é ter um Céu cheio de estrelas, clareando e enfeitando a noite e TODAS ELAS tem seu lugar! Nenhuma toma ou ofusca o lugar da outra. Há espaço e brilho para TODAS!" E assim é o agir e o coração desta minha prima. E se for citar, há na família outros q tb pensam e agem assim. Sei que esta q enfatizei, tem sua primeira filha hoje estudante de medicina, destaque de sala, já fez intercâmbio nos EUA, tal como a mãe de tendencias para a área Biológica e como o pai e a mãe de muita Garra e Esforço! A segunda filha, nasceu com uma deficiciencia. E esta minha prima também como esta Mãe do texto acima, tem feito de TUDO para promover o seu desenvolvimento psico-motor e cultural. E ela é uma mocinha hoje de quase 16 anos. Observa-se o quanto ela é inteligente e o quanto tem vontade de aprender mais e mais! Um doce de menina! Amada por todos q a conhece e principalmente tem o amor e a dedicação plena e integral da mãe! Um relacionamento lindo, do qual muito admiro e me sensibilizo!
Haveria nisso obra do Destino? Haveria nisso algo q se fez para q tudo não ocorrece de maneira natural e sem maiores obstáculos ao seu desenvolvimento e ao seu nascimento, como fora o da primeira filha? Obviamente posso afirmar de q NÃO! E com isso cai por terra mais uma vez, diante de mim a possibilidade de "Destino"...ou coisa do tipo... Na verdade ao meu entender é algo que pode ser encontrado sua explicação na Ciência ou no próprio acaso... Em ambos os casos eu creio que DEUS tem "falado" grandemente na vida dessas Mães e trabalhado e oportunizado-as a cada dia mais enaltecer o sentimento do amor, da dedicação e quiçá muito outros sentimentos mais. Além de com isto ampliar nelas o exemplo pleno e completo de um relacionamento lindo, maravilhoso, abençoado, para outras Mães e/ou Mulheres! Elas com certeza tem tido uma Grande e linda Missão e a tem executado com a Maestria do AMOR MATERNAL! NOSSO DEUS É QUEM SABE TODAS AS COISAS e ELE não nos acrescenta dores, q não possamos suportar. ELE acima de tudo é um DEUS Pedagógico, quando nos ensina a AMAR cada dia mais e mais!!! E para mim, não há amor maior do q o de uma Mãe!


O artigo de um outro site que li na noite de hj, também me desperta e me reforça o quanto DEUS é conhecedor de nossas vidas e como ELE trabalha para nos favorecer e para nos engrandecer. ELE nos faz coisas q não entendemos, mas justamente para nos dar o q há de melhor, mais na frente! AFINAL: É PRESENTE DELE PARA NÓS! É VITÓRIA PARA NOSSAS VIDAS, O QUE ELE SEMPRE NOS QUER DAR! Tanto é q ELE nos diz o tempo inteiro no Livro dos Livros: A BÍBLIA, uma palavra q se torna mais do q conhecida, pois é-nos ensinado do inicio ao final das Escrituras Sagradas, q é a Palavra: NÃO TEMAS!!! o SENHOR nos diz, NÃO TEMAS EU ESTOU CONTIGO! NÃO TEMAS EU TE AJUDAREI, NÃO TEMAS....NÃO TEMAS...E NÃO TEMAS...Mas, nós, seres humanos ainda não aprendemos, não absorvemos isto, q é tão difundido na Bíblia e apregoado pelo SENHOR JESUS nos Livros nela contido! Talvez até pelo fato de vivermos hoje no meio de muita pressa, de muita correria...e pela falta de segurança existente não apenas no Brasil, mas no MUNDO, q nos gera sentimentos diferenciados à vontade Plena e Perfeita de DEUS q é a de não sermos temerosos e nem anciosos e MUITO MAIS PELO FATO de "pensarmos" q somos "Donos do Tempo"....ora...quanta falta de sabedoria....O DONO DO TEMPO É DEUS!!! ELE É QUEM CRIOU TODAS AS COISAS!! O q precisamos é saber administrar melhor este Tempo q ELE nos dá e retirar dele alguns instantes ou mesmo hora por dia, para aprendermos mais da Palavra de DEUS e com isso buscarmos animarmos e evangelisarmos o nosso amigo, nosso irmão e irmã em Cristo Jesus. Em Romanos 12:5-8, por exemplo, a Palavra nos diz q "E todos estamos unidos uns com os outros como parte diferentes de um só corpo. Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça q DEUS nos deu.Se o dom q recebemos é o de anunciar a mensagem de DEUS, façamos isso de acordo com a Fé q temos. Se é o dom de servir, então devemos servir, se é de ensinar, então ensinemos, se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o q tem, q faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, q use a sua autoridade com todo cuidado. Quem ajuda os outros, q ajude com alegria."
Neste ultimo artigo q li em um site e trouxe aqui para o meu flog, obviamente dando-lhe os devidos créditos ao autor da Obra Escrita.
Leiam pois este Artigo do Site: CASA DA CULTURA DE ANDRÉ CARLOS SALZANO MASINI e q foi tb publicado num dos Jornais do Paraná, numa coluna do autor. Muito interessante. Leiam-no atentamente:
O ACASO E O DESTINO
Certas vezes eu me ponho a pensar sobre essa intricada e incompreensível trama que é nossa vida... e me pergunto se por detrás dela não existe algum tipo de ordem ou razão...
Minha formação original são as ciências naturais; e minha tendência espontânea é a de acreditar que as únicas razões ou ordem que existem são as leis da física, da química, da biologia... e que tudo o mais são coincidências ou brincadeiras do acaso.
Mas que pensar das vastas regiões que se escondem além do horizonte da ciência? É certo que não podemos conhecê-las, mas às vezes... certos vislumbres...
Eu contarei aqui uma história que aconteceu comigo... (nada de grandioso; é uma história simples, quase ingênua... ) Contarei sem pretensão de tirar conclusões. Deixo-as para o leitor.
Quando cheguei ao Paraná, em dezembro de 1997, eu atravessava um desses momentos difíceis da vida. Acabara de me separar da mulher com quem vivera por 8 anos, e estava indo tomar posse (como Fiscal da Receita Federal) em uma pequena cidade agrícola de população predominantemente masculina, onde todas as mulheres entre 18 e 80 (temia eu) seriam casadas ou freiras.
Após ter passado uma semana aqui em Cascavel para conhecer a Delegacia da Receita, eu, muito a contragosto, arrumava as malas para partir para a tal cidadezinha. Era uma triste tarde de domingo, e, olhando pela janela do quarto de hotel, comecei a fazer um balanço de minha vida: Materialmente, eu agora tinha a estabilidade do emprego público... Mas isso era meu único consolo... Uma mulher com quem eu pudesse me entender, parecia algo remoto... O sonho de editar meus livros, mais remoto ainda...
Se lá em São Paulo, perto de todas as editoras, e distribuidoras, e feiras, e tudo mais... com amigos na imprensa e entidades culturais, eu em vinte anos não havia conseguido nada!... que poderia eu esperar de agora em diante?
Pensei na minha coleção de cartas de recusa de editoras... Pensei nas escolhas que eu tinha feito na vida... Não teria sido melhor ter ficado na Itália em 1986? ter feito doutorado, permanecido geólogo e esquecido o sonho de escrever?
Quantas portas já se haviam fechado!
Então uma frase amarga se formou em minha mente:
"Isso não foi o que eu planejei para mim!"
Tendo acabado de juntar as roupas espalhadas pelo quarto, eu agora catava os apetrechos do banheiro. Então vi que o sabonete, dentro do boxe, estava molhado...
"Como vou levar isso?"
Procurei na mala por algum pedaço de plástico para enrolá-lo. Mas não encontrei nenhum. Então, não sei por que motivo, veio-me à mente a imagem da pequena cômoda da ante-sala, junto à porta de entrada:
"Talvez alguém tenha deixado um saco plástico lá, em uma das gavetas..." pensei.
Sempre cabisbaixo, caminhei até a cômoda e abri a primeira gaveta. Estava vazia.
Meus pensamentos divagavam longe. Que sonhos ainda me restavam?
A segunda gaveta também estava vazia.
"Isso não foi o que eu planejei!" A amarga frase ocupava minha mente como um gigantesco outdoor, quando eu abri a terceira e última gaveta.
E lá havia... uma saboneteira! (Isso não foi o que eu planejei!) Uma saboneteira amarela, vazia... como se tivesse sempre estado lá, esperando por mim, esperando por aquele momento.
Tive a fortíssima sensação de que a vida queria me dizer algo:
– Por que você quer controlar tudo? ... eu posso lhe oferecer algo melhor do que aquilo que você próprio planejou... Você sabe tão pouco...
Depois disso, muita coisa aconteceu. Voltei para Cascavel. Fiquei gravemente doente e me curei. Passei dias difíceis. Mas aqui, de algum modo, eu acabei compreendendo que meu caminho seria fazer edições independentes de meus trabalhos. Hoje tenho esta coluna, dois livros publicados, e a cada dia alcanço novos leitores. Aqui conheci minha mulher, Elizangela, e ganhei minha filha, Talita, os dois maiores presentes que a vida já me deu... Aqui... onde eu não planejei.
Coincidência?
Sinceramente, eu não sei.
Mas, afinal, de que adiantaria saber? ("Nós sabemos tão pouco...") Se existe uma tal ordem, a única coisa certa é que nenhum de nós pode compreendê-la ou controlá-la. Coisas ruins e boas acontecem... por acaso. Mas acaso talvez seja apenas o nome dos motivos que estão muito além do que alcançamos compreender, e do que jamais alcançaremos.
LEIAM OUTROS ARTIGOS DO ESCRITOR NO SITE:




**********
Pois é, gente!! DEUS é assim!! Como disse lá mais acima deste artigo q escrevo e transcrevo aqui hoje. ELE é aquele q nos muda de um lugar para outro, q nos permite passar por desertos, vales, cavernas e muitos outros "treinamentos" dELE para q possamos CRESCER pelo Espírito Santo de DEUS e no final ELE nos oferecer o Maná Celestial, mesmo q aqui na Terra, ou lá qdo formos arrebatados para a sua Glória Celestial, nos dando uma Vida melhor do que a q tinhamos até então, ou ainda aqui, nos oportunizando a cumprirmos nossa Missão pre-estabelecida por ELE, q nos escolheu e q nos capacitarará. Só depende de nós, sabermos em q contexto DEUS nos chama e dizer para o SENHOR: EIS-ME AQUI!!!
O SENHOR É MARAVILHOSO!O SENHOR É GRANDIOSO!
O SENHOR É TODO MISTÉRIO!
O SENHOR É AQUELE QUE NOS GOVERNA, NOS GUARDA DO MAL, DAS SETAS DO INIMIGO, DOS DARDOS DO MALIGNO
O SENHOR É AQUELE QUE VAI À FRENTE NA BATALHA, PARA PELEJAR POR MIM E POR VOCÊ!
ELE É O BOM PASTOR E O BOM PASTOR SABE AONDE ESTÁ TODO O SEU REBANHO E MESMO Q UMA DELAS SE AFASTE, ELE SABE COMO IR BUSCA-LA, SEM Q COM ISSO AFUGENTE TODO O REBANHO E TRÁS PARA JUNTO DE SI, ACOLHE E APACENTA!
MUITO OBRIGADA SENHOR, POR TUDO!!! POR TUDO Q JÁ TENS FEITO EM MINHA VIDA E NA VIDA DOS MEUS FAMILIARES, NA VIDA DOS MEUS FILHOS! POR TERES NOS GUARDADO E NOS DADO LIVRAMENTOS, MUITOS VISTOS E PERCEBIDOS POR NÓS E QUANTOS OUTROS Q TU NOS LIVRASTES, SEM Q SEQUER POSSAMOS SABER Q TU NOS PRESENTEOU COM A TUA PRESENÇA GRANDIOSA!
TENHO MUITO O Q AGRADECER, PELO Q JÁ FUI PRESENTEADA POR DEUS E SEI Q MUITO AINDA VOU DAR GLÓRIAS AO SENHOR, PELA REALIZAÇÃO EM MIM DAS SUAS PROMESSAS E NA VIDA DOS MEUS FILHOS, NO LAR AONDE HABITAMOS E HABITARMOS, AOS MEUS AMIGOS, AOS MEUS VIZINHOS, AOS Q NOS FAZEM E PRATICAM O BEM E ATÉ MESMO PARA AQUELES Q NÃO OBTIVERAM AINDA A SABEDORIA DE ENTENDER A TUA PALAVRA COMO PALAVRA ABENÇOADORA E JAMAIS CASTIGADORA!
ABENÇOA MAIS E MAIS A CADA UM DE NÓS, MEU PAI QUERIDO E AMADO!SÊDE SOBRE NÓS E NOS CUBRA COM O TEU MANTO PROTETOR, DEIXA-NOS UNGIDOS E ENCHARCADOS COM AS TUAS CHUVAS DE BÊNÇÃOS!
É ASSIM Q JÁ TE ORO E É ASSIM Q JÁ POSSO CONTEMPLAR A VITÓRIA INDIVIDUAL E PESSOAL, NA VIDA DE CADA UM DOS Q VENHO PEDINDO E INTERCEDENDO! TE AGRADEÇO, SENHOR!
AMÉM!
Lúcia de Fátima Fernandes














sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DA PARAÍBA) (OSJPB)




DENTRO DO PROJETO QUINTAS MUSICAIS DA FUNESC (FUNDAÇÃO ESPAÇO CULTURAL DA PARAÍBA) TRAZ ESTA SEMANA UM CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DA PARAÍBA) (OSJPB) dedicado à viola. Para executar o repertório de peças brasilieras e francesas, foram convidados os músicos paraibanos, Ronedilk Dantas e Paulo Eduardo da Silva Ronedilk Dantas e Paulo Eduardo da Silva França. A apresentação que teve inicio às 20hs, no Cine Banguê, tem apoio do Governo do Estado. A regência foi, mais uma vez, do maestro Luiz Carlos Durier. O acesso foi cobrado a quantia irrisoria, em preço único de R$2,00.




A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba realizou seu 5º Concerto Oficial, com um repertório de alto nível técnico e musical, com música brasileira de Camargo Guarnieri e francesa de Berlioz e Couperin. Serão executadas as sinfonias "Haroldo da Itália", op 16, baseada em um poema de Byron; uma obra inédita em nosso "sublime torrão"; e uma suíte barroca. Foi, deveras uma noite dedicada à viola, instrumento da família das cordas pouco conhecida dos ouvintes. O concerto teve a participação especial de dois solistas paraibanos, os violinistas Ronedilk Dantas e Paulo Eduardo da Silva França.




O concerto inicia com a graciosa e empolgante Dança Brasileira de Camargo Guarnieri, o ritmo lembra o coco de embolada, a música é contagiante e envolvente. A orquestração sempre grandiosa e exige uma enorme quantidade de músicos para sua execução.




As Peças de Concerto de François Couperin é uma suíte com cinco movimentos em caracterização própria do barroco francês, para viola e orquestra de cordas, com adaptação do maestro Durier. Abre com um solene prelúdio, para em seguida apresentar uma dança com siciliana, os movimentos seguintes são: a caça, o pranto e a ária do diabo.




O Regente Titular da Orquestra Jovem Luiz Carlos Durier, fala sobre a apresentação: " O concerto desta quinta-feira é especial e bonito, com certeza tocará os corações e as almas dos ouvintes. O mais importante é que é um trabalho da Jovem que tem obtido muito sucesso, tanto na área do erudito quanto do popular. Estamos certamente investindo na formação de jovens e de platéia, e com isso, firmando a Paraíba como um dos mais inportante celeiros da música do Brasil".




O Maestro Regente Titular Luiz Carlos Durier, que dirige a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, tem o seguinte Curriculum:




Luiz Carlos Durier é natural de João Pessoa – PB. Iniciou seus estudos musicais durante o curso colegial com a professora Ione Marinho.Licenciado em Educação Artística e Bacharel em Música pela UFPB, estudou Viola com Samuel Spinoza, Guilhermo Campos, Pedro Pinto e Lara Venusta Lemos. Harmonia com José Alberto Kaplan, Estética com Luiz de Oliveira Maia (Silvério), Regência Coral com Rosinete Ferrer e Orquestral com Wolfgang Groth, período no qual atual como monitor-regente da Orquestra Juvenil da UFPB.Realizou Máster Class com os professores Juan Carlos Sarudiansky, Horácio Schaffer e Rafael Altino Garcia e, música de câmara, com Fredi Gerling, Iara Bernette e Educação Musical com Violeta de Gainza.Regente Titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba Jovem desde o ano de 1997, sob sua batuta, já se tornou uma tradição a JOVEM realizar estréias mundiais. Atualmente é o regente residente da OSPB. Estudou Musicologia com o Maestro José Siqueira, participou dos Festivais de Brasília-DF, Campos do Jordão-SP e do Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-CE (2000), onde estudou regência com o maestro Nelson Nuremberg. Na Escola de Música da UFRJ em 2003 estudou “Interpretação e Regência das Sinfonias de Beethoven” com o maestro Guilhermo Scarabino. Foi aluno convidado do curso de regência do 37º Festival Internacional de Campos do Jordão, na classe do maestro Roberto Minczuk. Participou da Oficina de Música de Curitiba-PR (2005, 2006 e 200 na classe de regência do renomado maestro Osvaldo Ferreira. Na Escola de Música Anthenor Navarro é professor desde 1991, onde ensina Musicalização, Viola, Música de Câmara e a regência da Orquestra da EMAN. Sua experiência lhe deu a oportunidade de reger a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua gente, assim como , na gravação do DVD de Sivuca e os Músicos Paraibanos. Recentemente, regeu a ORSSE - Orquestra Sinfônica de Sergipe. Participou da XIX Semana de Música da UFRN como professor da Classe de Regência e regente da Orquestra Sinfônica da UMUFRN.


ORQUESTRA SINFÔNICA DA PARAÍBA JOVEMLUIZ CARLOS DURIER

Regente1º Violinos: André Araújo de Sousa – Spalla, Karoline Menezes, Caio Freire da Cunha, Rodrigo Eloy Lobo, Sarah Fernandes de Araújo, Deise Firmino, Adriana de Almeida, Juliana Rezende, Bárbara Azevedo, Amanda de Sousa.

2º Violinos: Tainá de Azevedo, Thiago Wanderley Formiga, Ian Correia, Mariama Alcântara, Murilo Callou, Samuel Rolim, Igor Viana, Juliana Mendonça, Miriam Miguel, Karina Fonsaca.Violas: Paulo Eduardo França, Iberê Carvalho, Fabiano Formiga, Joyce Kelly de Santana, Ivo Prazeres Flores, Samara Rodrigues de Oliveira, Marcela Elgueta.Violoncelos: Andreyna Dinoá, Luiz Drummond, Gabriel Ribeiro, Alexandre Dinoá, Estefânia Mendonça, Hadassa Silveira, Thomás Ribeiro, Janaina Nabor, Katiane Soares Braz.Contrabaixos: Danilo Cardoso de Andrade, Alexandro Ventura, Iradi Tavares, Elma Virgínia Lima, José Pedro Porto.Flautim e Flauta: Mirna de Brito Hipólito

Flautas: Renan Rezende, Caroline Galvão, Vanessa Rodrigues.

Oboés: Alisson Aguiar de Azevedo, Jorge L. Monte, Gabriela Germóglio.

Corne Inglês: Jorge L. Monte.

Clarinetas: Aynara Dilma Vieira, Moab Pereira.

Clarone: Moab Prereira.Fagotes: Abimael de Oliveira Silva, Bruna Heloisa Gama.

Trompas: Maria da Conceição Silva, Tiago Correia, Hammy Vasconcelos, Jael Jairo Gomes.

Trompetes: Helieber Pessoa, Zácaro Pinto Feitosa, Nairam Simões.

Trombones: Wellington Araújo, Walllace Schmidt, Antonio Romão.

Tuba: Gilvan Pereira.Piano: Daniel Seixas, Glauco Tássio Fernandes*.

Tímpanos: Gustavo Souza Miranda.

Percussão: Everton Ferreira, Pedro Henrique Freire, Carlos Henrique Alves, Lucas Freire Prado, João Alexandre Medeiros*, Lue Maia Bezerra*.

Músico Estagiário* Músico Convidado**


ASSISTÊNCIA TÉCNICAProfessor Ronedilk DantasProfessor Francieudo TorresProfessora Wênia Xavier

EQUIPE DE APOIOJosenildo Sales Matias (Inspetor)Leonardo Torres (Arquivista)Luiz Carlos B. de Lima (Chefe de Montagem) Lucrécio Alves, Severino Pontes (Montadores).